Imagem Principal
 
Estruturas, Fundações e Geotecnia
Infraestruturas Rodoviárias
Hidráulica e Saneamento Básico
Instalações Eléctricas e Mecânicas


 
Estruturas, Fundações e Geotecnia

Projecto de execução do Museu de Tecnologia e Inovação, Funchal
Edifício com cerca de 20.000 m², destinados a estacionamento, escritórios e museu. Estrutura de betão armado e betão armado pré-esforçado, muito particular e fora do corrente, baseado numa casca estrutural exterior, com diversas direcções e inclinações. Fundações especiais por colunas de jet grouting armadas com tubos metálicos.
   
Projecto de Execução do Novo Edifício
Sede da Brisa, em Carcavelos

O empreendimento prevê a construção de 34.200 m² em pisos enterrados, destinados essencialmente a estacionamento e zonas técnicas, e de aproximadamente 20.600 m²  em pisos elevados, correspondentes a zona de escritórios. Estrutura de betão armado e pré-esforçado.
   
Projecto de Execução – Construção do Office Park Expo / Parcela 1.09 em Lisboa, lote P-236/02, Norfin S.A.
Projectos de concurso, licenciamento e execução do edifício supracitado. Este lote contém uma estrutura de betão armado pré-esforçado com lajes fungiformes e vigadas, tendo uma área enterrada de embasamento com 27.200 m²  e uma área de pavimento elevado com 54.400 m². A parte enterrada ocupa a totalidade do lote, a parte elevada distribui-se por várias torres multi-pisos com 9 a 20 níveis de laje acima do piso térreo. O edifício destina-se a serviços.
   
01/2002
Projecto de execução do edifício Art’s Center, Parque das Nações, Parcela 1.18, Lisboa, Expoland S.A.
Edifício com cerca de 90.000 m², destinados a estacionamento, escritórios, hotel e zona comercial.
Estrutura de betão armado, betão armado pré-esforçado e metálica, com pavimentos em laje fungiforme maciça.
   
1999/2002
Projecto de execução das estruturas do empreendimento da Praça de Touros do Campo Pequeno, para a SRUCP S.A.
Este estudo compreende as obras a realizar na envolvente exterior à Praça, com uma área aproximada de 45.000 m² destinados a estacionamento, zona comercial e de animação, e cerca de 2.800 m² de intervenção na zona interior e subsolo da praça.
   
1996/98
Projecto de execução da Torre de S. Gabriel, edifício de habitação na zona central da EXPO, Praedium, SONAE Imobiliária S.A., (em co-autoria com A2P Consult e Talprojecto)
Edifício constituído por 5 pisos enterrados e 24 pisos elevados, totalizando cerca de 40.000 m² de área de construção. Na zona enterrada os pavimentos são constituídos por lajes fungiformes maciças de betão armado. Os pisos elevados, executados em estrutura metálica, ligam-se a núcleos estruturais de betão armado, apoiando-se, igualmente, numa estrutura de transição de betão armado pré-esforçado.
   
Projecto de execução do edifício industrial da Profarin, Carnaxide
Em planta o edifício apresenta uma forma rectangular com 120x70 m e uma altura máxima de 16.8 m. Existem 3 níveis acessíveis C/V, R/C e 1º piso com distâncias entre pisos de 5.60 m. Utilizou-se uma solução estrutural em betão armado e pré-esforçado, sem juntas de dilatação, para a generalidade do edifício, com a excepção da cobertura na qual se optou por uma estrutura metálica.
   
Projecto de execução da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Meia Serra, Madeira, ACE ETRSU
Conjunto de edifícios industriais com estrutura de betão armado e metálica.
   
Consultoria para a estrutura do elevador panorâmico do Passeio Ribeirinho da Fonte da Pipa, Câmara Municipal de Almada
Estrutura constituída por um fuste de betão armado, com cerca de 50 metros de altura, e estrutura de ligação ao topo da falésia, com aproximadamente 30 metros de vão.
   
Projecto de execução da estrutura da Maternidade Magalhães Coutinho, Hospital Dª Estefânia, Lisboa, SOARES da COSTA S.A.
Obra de remodelação com manutenção das fachadas e execução de uma estrutura de betão armado no interior, com uma área total de construção de 3.800 m². Solução estrutural com pavimentos em laje fungiforme aligeirada com moldes recuperáveis.
   
Projecto de remodelação e reforço de um edifício existente para as novas instalações da Cervejaria Portugália-Rio, na zona ribeirinha de Lisboa
Estruturas metálicas e de madeira, com uma zona em cave com estrutura de betão armado, totalizando cerca de 810 m² de área de construção.
   

Escavação e contenção periférica do Forum Barreiro
Contenção periférica executada através da tecnologia de Paredes Moldadas, com 0,40 m de espessura, permitindo uma escavação de cerca de 90.000 m³, com profundidade média de 7 m, para a execução de um piso enterrado. O projecto incluiu a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação.

   
Escavação e contenção periférica do edifício no cruzamento da R. Martens Ferrão com a R. do Viriato, em Lisboa
Contenção periférica executada através da tecnologia de “Berlim Definitivo” com 0,30 m de espessura, com pré tratamento dos solos aluvionares por painéis de jet grouting e preservação de fachadas centenárias, permitindo uma escavação de cerca de 4.000 m³, com profundidade média de 12 m, para a execução de quatro pisos enterrados. Os travamentos das paredes periféricas foram realizados através de troços de laje e de treliças metálicas. O projecto incluiu a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação.
   

Escavação e contenção periférica da Biblioteca Central e Arquivo Municipal de Lisboa
Escavação com cerca de 40 m de altura máxima, numa área de 4.000 m², para a execução dos pisos enterrados da Biblioteca Central e Arquivo Municipal de Lisboa, recorrendo à tecnologia de cortinas de estacas de betão armado, diâmetros  1000 mm e  800 mm, ancoradas definitiva e provisoriamente ao terreno. Taludes revestidos com betão projectado, pregados e drenados, nos alçados de menor altura. O projecto incluiu a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação e do Plano de Segurança e Saúde.

   
2005/2007
Hotel Torre Vasco da Gama, Lisboa
Escavação para a construção de 2 pisos enterrados em pleno rio Tejo e junto à respectiva margem Norte, numa área de 1.500 m² e altura máxima de 7 m, recorrendo à tecnologia de  contenção tipo cortina de colunas de jet grouting, diâmetros 1500 mm e 800 mm, armadas com perfis metálicos, ancoradas e escoradas provisoriamente. Fundações indirectas do edifício de 25 pisos através de estacas moldadas em betão armado, diâmetro 1500 mm e de um tampão de fundo em colunas de jet grouting, diâmetro 3000 mm. O projecto incluiu o tratamento da fundação da plataforma de aterro provisória e a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação.
   
2004/2006
Edifício Funchal Centrum, Madeira
Empreendimento com cerca de 10.200 m² de área em planta: tratamento do terreno de fundação, de forma a prevenir a rotura por levantamento hidráulico do fundo da escavação, durante a fase de escavação, assim como a garantir a amarração da laje de fundo ao terreno, face às sub-pressões hidroestáticas instaladas na fase definitiva, recorrendo-se, para tal, a uma solução de colunas de jet grouting com diâmetro 1000 mm, em geral armadas  com tubos metálicos. O projecto incluiu a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação.
   
Estabilização dos taludes adjacentes ao Centro Comercial Dolce Vita Tejo, Amadora
Estabilização de taludes de escavação com desenvolvimento de cerca de 100 m e 35 m de altura máxima através de soluções de cortinas de estacas e de microestacas, de forma a permitir, em simultâneo, a construção de dois arruamentos, na base e a meio da encosta, de duas novas condutas  com diâmetro de 1000 mm (EPAL) e de uma ribeira, no âmbito do Plano de Urbanização da Amadora – Zona Nascente (PUAZN). O projecto incluiu a elaboração do Plano de Instrumentação e Observação da encosta.
 

 

 

 
Cenga Consultores de Engenharia de Angola, S.A. - 2009 Todos os direitos reservados
Site by: Evidensys